sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Relatório atividades - Módulo Convergencia



FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
NÚCLEO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
GRUPO DE PESQUISA LABORATÓRIO ENSINO DE CIÊNCIAS
                                                                             
Programa de Formação Continuada Mídias na Educação

                                           
Módulo Convergência – 4ª oferta

Nome da Instituição: E.E.E.F.M.Manuel Bandeira        
Professora formadora: Daiani Ludmila Barth
Cursista: Graziela Rossarolla Saldanha

Sugestões de atividades para Alfabetização

1ª – Proposta de Atividade:
Baixar jogos educativos do site: Smartkids (jogo das sílabas). Trabalhar com os alunos no laboratório de informática. Propor em sala que façam a escrita espontânea das palavras formadas no jogo. Fotografar e ensinar os alunos a manusear a camera digital, para que eles mesmos possam fotografar seus colegas. Postar as atividades no blog e enviar para casa o endereço para que assim os pais e familiares tenham acesso as atividades realizadas em sala.


2ª – Proposta de Atividade:
Assistir um video: “A batalha dos vegetais”, depois trabalhar em sala em uma roda de conversa a importância dos vegetais na alimentação diária. Propor para casa uma pesquisa sobre as caracteristicas de alguns vegetais e sua importância. Cada aluno ficará responsável em pesquisar um vegetal. Marcar um dia para a entrega e juntos construir um painel que será exposto no pátio da escola.


Atividade escolhida:

Para ser realizada em sala escolhi a primeira atividade, por se tratar de uma turma de alfabetização e também por ser uma atividade lúdica, a qual encanta as crianças oportunizando o uso do computador e a camera digital os quais muitas não tem acesso em casa.
Penso que a segunda atividade não teria tanta empolgação das crianças e também poderia causar alguns transtornos para os pais quanto a pesquisa em casa, tendo em vista que, muitos não possuem computador em casa e materiais para a pesquisa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...